Você já foi adquirir um novo produto e precisou comprar um segundo item para ter sucesso na aquisição? Segundo o advogado Amauri Jacinto Baragatti, isso é a famosa prática da venda casada, onde a compra de um produto é condicionada a aquisição de outro item ou serviço. Confira mais sobre esse tema a partir da leitura deste artigo!
Sobre a venda casada
A venda casada é uma prática que, infelizmente, costuma ser muito comum em diversos estabelecimentos por todo o país. De acordo com o Dr. Amauri Baragatti, essa ação é considerada uma prática abusiva pela legislação brasileira e que viola os Direitos do Consumidor.
Para quem ainda não conhece muito bem sobre o que se caracteriza como venda casada, o Dr. Amauri Jacinto Baragatti acredita ser importante saber que essa é a ação de venda de um determinado produto que acontece de maneira conjugada ou condicionada à aquisição de um segundo item. Dessa maneira, o consumidor é explorado para gastar mais na hora de sua compra.
O que está previsto na legislação?
Assim, como citado anteriormente, a venda casada é considerada uma prática abusiva e proibida por lei no Brasil. De acordo com o Dr. Amauri Baragatti, essa disposição é estabelecida e prevista no Código de Defesa do Consumidor, de 1990. E é a partir dessa disposição que é previsto punições como a devolução do dinheiro aos clientes, pagamento de multa e até mesmo a prisão dos comerciantes que a violarem.
Como identificar uma venda casada
É muito comum que na hora de realizar uma compra as pessoas não percebam que estão sendo vítimas de uma venda casada. Nesse sentido, é muito importante entender como identificar essa prática e o que, realmente, pode ser considerado uma venda casada.
Entre os principais exemplos que podem ser citados estão o condicionamento da compra de um produto a partir da contratação de um serviço, a proibição da entrada de alimentos de outros estabelecimentos em salas de cinema, exigência de consumação mínima, obrigatoriedade do serviço de garantia estendida, pacotes de planos de internet com serviços de telefonia e televisão juntos sem a opção dos serviços individuais e muito mais.
Cross-sell e upsell
Por fim, o Dr. Amauri Jacinto Baragatti acredita que é importante que os comerciantes saibam como estimular a compra de mais de um produto aos seus clientes segundo a lei. Nesse sentido, as estratégias de cross-sell e upsell são ideais, onde é possível realizar uma venda complementar ou oferecer um upgrade do produto que o cliente já adquiriu. Assim, comerciantes e consumidores podem ter uma relação mais transparente e justa.