Ricardo Lewandowski vai apurar censura da Justiça do Rio contra a Globo

Por Fernando Castilho 2 Min Read

Ricardo Lewandowski

Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski é o relator de reclamação da Globo (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

O ministro Ricardo Lewandowski pediu informações à juíza e ao desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proibiram a Globo de noticiar informações relevantes sobre as investigações da rachadinha no gabinete de Flávio Bolsonaro (Republicanos) quando era deputado estadual na Alerj.

De acordo com as informações do site O Antagonista, os magistrados têm dez dias para explicar a decisão. Lewandowski foi colocado como o relator de uma reclamação da Globo ao Supremo Tribunal Federal contra as decisões da Justiça do Rio.

A emissora da família Marinho disse que se viu alvo de censura prévia e que a decisão do Judiciário carioca “foi um cerceamento a liberdade de informar”. Em 17 de setembro, William Bonner e Renata Vasconcellos deram detalhes do caso e leram uma nota do canal sobre a decisão judicial.

“Na quarta-feira, o desembargador Fábio Dutra, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, negou um recurso da TV Globo”, informou. “E manteve a liminar que proíbe a emissora de divulgar informações e documentos sob segredo de Justiça do inquérito da rachadinha conduzido pelo Ministério Público do Rio”, completou.

Renata continuou: “A Globo afirma que a decisão judicial foi um cerceamento a liberdade de informar, uma vez que a investigação é de interesse de toda a sociedade. A Globo está avaliando as providências legais cabíveis”.

O caso chegou ao gabinete de Gilmar Mendes, relator dos processos ligados ao caso da rachadinha, mas ele entendeu que a discussão sobre a censura não tem relação com as investigações diretamente e mandou redistribuir a reclamação.

O post Ricardo Lewandowski vai apurar censura da Justiça do Rio contra a Globo apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.

Compartilhe esse Artigo