quinta-feira, abril 15, 2021
Advertisment
Home Mundo Barragem com água tóxica pode romper a qualquer momento na Flórida

Barragem com água tóxica pode romper a qualquer momento na Flórida

Uma barragem de contenção no estado da Flórida, Estados Unidos, corre o risco de romper a qualquer momento e coloca a região em estado de alerta. Localizado próximo da Baía de Tampa, o reservatório começou a vazar após o rompimento de uma parede e põe em risco mais de 300 famílias do condado de Manatee.  

Para liberar fundos e conseguir enfrentar a crise, o governador da Flórida declarou estado de emergência desde sábado 3 e já iniciou o processo de evacuação dessas famílias. Com uma mistura de água doce e salgada além de resíduos e escoamento de fertilizantes, um total rompimento pode causar alagamentos de até seis metros de altura.  

“O que estamos tentando agora é prevenir e responder, se necessário, a uma situação de inundação catastrófica”, disse o governador Ron DeSantis em coletiva no último domingo 4.  

Havia uma preocupação de que os resíduos também pudessem ser radioativos devido a pilhas de gesso que se formaram sobre as lagoas, subproduto da fabricação de fertilizantes. DeSantis, porém, afirmou que essa possibilidade foi descartada.  

Embora o condado de Manatee esteja seguro, um colapso estrutural não foi descartado pelas autoridades locais. Caso ocorra, cerca de 2,3 bilhões de litros dessa água podem escoar em questões de minutos. Além disso, uma usina de gás natural também está na zona de inundação, o que aumenta o sinal de alerta na região.  

Um eventual despejamento no oceano também pode ser um problema. As algas marinhas crescem muito rápido nesses elementos, o que pode causar um distúrbio na fauna local, exterminando peixes e a vida aquática, além dos prejuízos nas atividades turísticas da região. 

Equipes do governo estão trabalhando para conseguir retirar o que já foi vazado do local, processo que deve demorar ao menos uma semana.  

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Popular

Em meio a tensões envolvendo Ucrânia, Biden propõe cúpula a Putin

Em telefonema nesta terça-feira, 13, o presidente americano, Joe Biden, propôs ao presidente russo, Vladimir Putin, a realização de uma cúpula bilateral nos próximos...

Atirador deixa ao menos um morto em escola nos EUA

Uma pessoa morreu e outra, um policial, ficou ferida após a ação de um atirador em uma escola em Knoxville, no estado americano do...

Efeito Brexit: violência explode na Irlanda do Norte

Há uma semana, manifestações na Irlanda do Norte apontam para uma escalada da violência na região, onde as consequências do Brexit geraram revolta entre...

Covid-19: Israel pode ter atingido imunidade de rebanho, diz especialista 

Com mais de 54% da sua população totalmente vacinada (primeira e segunda dose), Israel pode se tornar o primeiro país a ter alcançado contra...