As autoridades chinesas da cidade de Lanzhou, capital da província de Gansu, anunciaram que, em 2019, um acidente em uma laboratório que produz vacinas para animais causou a infecção de 3.245 pessoas por brucelose, uma doença transmitida pelo gado, ou por produtos de origem animal.
A doença não é comum entre humanos, mas em caso de infecção pode causar febre, dores nas articulações e na cabeça. Segundo o governo local, não houve qualquer transmissão de humano para humano. Nas vacas, a doença pode causar má formação ou aborto espontâneo. Também leva à inflamação dos testículos do boi, diminuindo a contagem de espermatozóides e o deixando infértil. Ela também infecta ovelhas e porcos.
A bactéria “escapou” do laboratório após a desinfecção do local ter sido feita com um desinfetante vencido entre julho e agosto de 2019. Incompleta, a esterilização permitiu que o patógeno ficasse no ar da empresa e posteriormente fosse expelido pelo sistema de exaustão do prédio. Em dezembro, 200 pessoas do Instituto de Pesquisa Veterinária foram infectadas pela bactéria.
O laboratório pediu desculpas pelo acidente. No entanto, teve sua licença para produzir vacinas contra a brucelose revogada.
Os pacientes receberão uma indenização, a partir de outubro deste ano, de acordo com as autoridades de Lanzhou.