sábado, março 6, 2021
Advertisment
Home Mundo Após Reino Unido, Argentina aprova uso emergencial da vacina de Oxford

Após Reino Unido, Argentina aprova uso emergencial da vacina de Oxford

A Argentina aprovou nesta quarta-feira, 30, a autorização de emergência para a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford, horas após a sua aprovação no Reino Unido.

A agência reguladora do país afirma que o produto possui risco-benefício “aceitável”. Essa é a terceira vacina contra a Covid-19 autorizada na Argentina para uso emergencial. Na última semana, a agência deu aval para uso emergencial do imunizante da Pfizer e da Sputnik V.

O país começou a vacinação com o imunizante russo nesta terça-feira 29. A cidade de Buenos Aires recebeu mais de 23.000 doses das 300.000 recebidas pelo governo até agora. As outras foram divididas entre Santa Fé, Córdoba, Tucumán, Mendoza, Entre Ríos e Salta.

Argentina e México têm acordo para produzir a vacina Oxford/AstraZeneca e distribuí-la na América Latina. O governo de Alberto Fernández contempla adquirir 51 milhões de doses de diferentes vacinas.

O país, de 44 milhões de habitantes, soma 1,6 milhões de infectados e mais de 43 mil mortos.

A vacina de Oxford é considerada um imunizante mais barato (é vendida no Reino Unido por menos de duas libras por dose, o equivalente hoje a 14 reais) e de mais fácil armazenamento (resiste a temperaturas de geladeira comum) do que as concorrentes da Pfizer e da Moderna.

A notícia de autorização emergencial nos dois países é importante também para o governo brasileiro porque o antígeno, quando aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será a base do programa no Brasil. De acordo com a Fiocruz, que vai fabricar o produto no país, o pedido de registro à Anvisa deve ser protocolado até o dia 15 de janeiro.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Popular

O que significa a visita do papa Francisco ao Iraque?

Após muita controvérsia envolvendo possíveis surtos de coronavírus e o perigo do extremismo islâmico, o papa Francisco vai iniciar sua turnê pelo Iraque nesta...

ONU vê envolvimento de Putin em envenenamento de opositor

A Organização das Nações Unidas indicou que as provas encontradas no envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, apontam para um provável envolvimento...

Ernesto Araújo diz que relações tanto com China quanto EUA vão bem

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta terça-feira, 2, que não há “absolutamente nenhum problema com a China”, depois de ser acusado...

Governo inglês está sob pressão depois de detectar variante brasileira

A manchete do principal jornal inglês desta segunda-feira, 1º, relata que o governo está enfrentado fortes apelos por medidas mais duras de restrição de...