Atividade empresarial dos EUA acelera em outubro, diz PMI

Por Fernando Castilho 3 Min Read

Índice subiu para uma leitura de 55,5 neste mês, maior nível desde fevereiro de 2019. A empresa de dados IHS Markit informou nesta sexta-feira (23) que o índice PMI Composto dos Estados Unidos, subiu para uma leitura de 55,5 neste mês. Esse foi seu maior nível desde fevereiro de 2019 e representa alta em relação aos 54,3 registrados em setembro.
Uma leitura acima de 50 indica crescimento na produção do setor privado, no índice que acompanha os setores de manufatura e serviços.
A atividade empresarial nos Estados Unidos saltou para uma máxima em 20 meses em outubro, mas o ritmo de crescimento de novos negócios e novos pedidos diminuiu ligeiramente, em meio à persistente pandemia de Covid-19 e à cautela antes da eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro.
Brasileiros gastam US$ 301 mi no exterior em setembro, menor valor para o mês em 16 anos
Apesar da recuperação relatada na atividade empresarial, os economistas estão prevendo um crescimento econômico mais lento no quarto trimestre, após o que se acredita ter sido um desempenho recorde no terceiro trimestre, graças a um pacote de resgate de mais de US$ 3 trilhões aprovado no início deste ano para empresas e desempregados.
Mas o estímulo fiscal acabou e novos casos de Covid-19 estão aumentando em todo o país, o que poderia levar a restrições impostas por governos estaduais e locais ou a mais pessoas evitando estabelecimentos como restaurantes e bares – o que minaria os gastos do consumidor.
O índice composto da pesquisa para novos pedidos caiu para 54,3 neste mês, segundo dado preliminar, de leitura de 54,8 em setembro. Ainda assim, a confiança entre as empresas está melhorando continuamente.
EUA registram mais de mil mortes por Covid-19 em 24 horas
O PMI preliminar do setor de serviços subiu para 56 neste mês, máxima em 20 meses, contra 54,6 em setembro. Economistas ouvidos pela Reuters previam número de 54,6 neste mês para o setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.
A medida de novos negócios no setor de serviços caiu para 54,3, de uma leitura de 55,0 em setembro.
A atividade no setor manufatureiro manteve o ritmo de crescimento neste mês. O PMI preliminar para o setor foi a 53,3, de 53,2 em setembro. Economistas projetavam leitura para o segmento, que representa 11,3% da economia, subindo para 53,4 em outubro. Uma medida de novos pedidos recebidos pelas fábricas aumentou para 54,2, de 53,6 em setembro.
VÍDEOS: Últimas notícias de Economia

Compartilhe esse Artigo