Projeto de Lei quer garantir a MP do Mandante com uma liga em 2022

Por Fernando Castilho 2 Min Read

MP do Mandante

MP do Mandante
MP do Mandante assinada por Bolsonaro vai caducar amanhã (Imagem: Reprodução / Globo)

Não deu outra e a MP 984, a do Mandante, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em junho passado, não tenha mais valor. Numa tentativa de última hora, uma emenda foi sugerida como projeto de lei e apresentada na Câmara.

O deputado Pedro Paulo Carvalho, do DEM do Rio de Janeiro, deu a ideia de uma liga de futebol a partir de 2022. A união entre os clubes brasileiros seria para negociar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com as emissoras interessadas. Ou seja, encerraria o imbróglio de acordos individuais.

O texto foi apresentado na terça-feira (13), com o número de 4889/20. O projeto de lei deve ser aprovado em dois turnos pela Câmara dos Deputados e posteriormente pelo Senado. Com a aprovação do Congresso, o texto vai para o Palácio do Planalto ser sancionado ou não pelo presidente Bolsonaro. Sem a aprovação, a Medida Provisória vai caducar amanhã (15). As informações são do UOL Esporte.

No documento da lei proposta por Pedro Paulo, a ideia tiraria de vez o poder dos clubes individualmente e criaria uma força ampla na hora da negociação, que valeria a partir dos contratos firmados após 2024. A negociação coletiva seria feita de três em três anos.

Ainda de acordo com a reportagem, na primeira negociação, uma diferença de até cinco vezes dos valores entre o maior e menor time. Na segunda conversa, a diferença seria de quatro vezes entre o maior e o menor. No terceiro período, a diferença voltaria a cair, de até três vezes entre o maior e menor clube. No quarto, os clubes ficariam com a responsabilidade da negociação.

O post Projeto de Lei quer garantir a MP do Mandante com uma liga em 2022 apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.

Compartilhe esse Artigo