Bovespa opera em queda, buscando nova semana positiva

Por Fernando Castilho 4 Min Read


Nesta quinta-feira, o Ibovespa fechou com alta de 1,36%, a 101.917 pontos. A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (23), mas vem de alta forte na semana. O pregão inicia com surpresas vindas da Europa e contínua expectativa de acordo para um pacote de estímulos nos Estados Unidos.
Às 11h45, o Ibovespa caía 0,31%, a 101.601 pontos. Veja mais cotações.
Nesta quinta-feira, a bolsa fechou em alta de 1,36%, a 101.917 pontos. Na parcial do mês, acumula alta de 7,73%. No ano, ainda tem perda de 11,87%.
BDRs são liberados para pequenos investidores na B3; entenda
Na Europa, depois da Espanha, a França ultrapassou um milhão de casos
Cenário externo e local
Nos Estados Unidos, seguem as expectativas de que republicanos e democratas cheguem a um entendimento sobre novos estímulos à economia. A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta quinta-feira que os negociadores estavam fazendo progresso nas conversas e que a legislação poderia ser elaborada “em breve”.
Pelosi e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, estão negociando um projeto de lei de socorro próximo à marca de US$ 2 trilhões, número que enfrenta oposição dos republicanos do Senado, que têm expressado preocupação com o impacto potencial sobre um já crescente déficit federal.
Covid, racismo, imigração: o último debate entre Trump e Biden em 5 destaques
O tom civilizado do debate presidencial na noite desta quinta-feira não teve grande influência na tônica das pesquisas nacionais de intenção de voto. Eliminam-se, assim, movimentos bruscos do mercado no início do pregão.
A boa notícia foi índice PMI Composto dos Estados Unidos, que subiu para uma leitura de 55,5 neste mês. Esse foi seu maior nível desde fevereiro de 2019 e representa alta em relação aos 54,3 registrados em setembro.Uma leitura acima de 50 indica crescimento na produção do setor privado, no índice que acompanha os setores de manufatura e serviços.
Na Europa, as bolsas iniciaram o dia em alta com surpresas vindas do PMI industrial da Alemanha. O índice passou de 56,4 pontos em setembro para 58,0 pontos em outubro. A expectativa de mercado era uma queda para 54,8 pontos.
Na outra ponta, o PMI de serviços da zona do euro continua sendo o destaque negativo. Em outubro, o índice caiu para 46,2 pontos contra 48,0 em setembro. O motivo é a série de novas restrições no continente para contenção dos novos casos de coronavírus.
No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), acelerou a 0,94% em outubro, segundo o IBGE. Trata-se da maior taxa para o mês desde 1995 e da maior alta mensal desde dezembro do ano passado. Em setembro, o índice marcava alta de 0,45%.
Na cena corporativa, a Arezzo anunciou nesta sexta-feira (23) que seu conselho de administração aprovou acordo de combinação de negócios com a rede de moda Reserva, que foi avaliada em R$ 715 milhões na transação.
O acordo prevê um aumento de capital da Vamoquevamo, que tem participação na Tífere, dona da marca Reserva, com a Arezzo subscrevendo a totalidade das ações emitidas. Os acionistas da Reserva receberão uma parcela em dinheiro e participação societária na Arezzo correspondente a aproximadamente 8,7%.
Variação do Ibovespa em 2020
Economia G1
VÍDEOS: Últimas notícias de Economia
f

Compartilhe esse Artigo